quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Campeonato Brasileiro Serie D - Araguaina


Araguaína só segue de fase na Série D se eliminar o Brasília


As equipes do Uberaba, Operário (PR) e Joinville (SC) já estão classificadas para a quarta fase do Campeonato Brasileiro da Série D, independente dos resultados obtidos nesta terceira etapa da competição. Foi o que apurou o Jornal do Tocantins após analisar o confuso regulamento da competição.

A fórmula de disputa da Série D prevê que, na terceira fase, os cinco vencedores dos confrontos, dos dez clubes restantes da segunda fase, garantem vaga para a quarta fase para complementar o cruzamento. E os três perdedores com melhor campanha acumuladas nas três primeiras fases também disputam a próxima etapa.

De acordo com o regulamento, em seu artigo 15º parágrafo 3º, os critérios definidos serão aplicados para a identificação dos cinco melhores primeiros e dos três melhores segundos clubes classificados, após o encerramento da terceira fase, considerando-se as campanhas acumuladas nas três primeiras fases e, somente, entre os clubes participantes da terceira fase.

Classificados
Como um time perdedor para se classificar, só pode fazer no máximo três pontos (ver classificação geral), há quatro times com 12 pontos ou menos, que não alcançarão o Operário em hipótese alguma (o 3º classificado direto). São eles: América (AM) (12), Guarany(CE) com 12, Brasília (12) e o próprio Araguaína (11).

Com isso, Uberaba (17), Joinvile (16) e Operário (16) - mesmo que percam seus confrontos já estarão classificados para a quarta fase do campeonato. No caso do duelo entre Operário e Joinville, independente dos dois resultados no confronto, as duas equipes apenas vão cumprir tabela e definir a posição que ficarão para outra etapa do campeonato. Mesmo critério para o Uberaba, de Minas Gerais, no confronto contra o Madureira (RJ).Pode perder os dois jogos que já está garantido. Isso só será possível em razão do regulamento garantir que os três perdedores com melhor pontuação acumulada sigam na competição. Vale lembrar que esta confusão já havia ocorrida no Brasileiro do ano passado e, mesmo assim, a CBF não mexeu na fórmula de disputa.

Neste caso, o Araguaína só seguirá no campeonato se eliminar o Brasília nos confrontos marcados para os dias 25 em Araguaína e 2 de outubro em Taguatinga. Esta é a única possibilidade de o Tourão do Norte seguir sonhando em chegar à Série C de 2011.

A pedido da diretoria do Araguaína, por intermédio da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), antecipou, ontem, a primeira partida do time tocantinense contra o Brasília. Sai do dia 26 (domingo) e passa para o dia 25 (sábado), às 18 horas, no Estádio Mirandão.

Regulamento
Art.15 - Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, ao final da primeira fase, o desempate para indicar os classificados, em cada grupo, será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados a fase:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes);
5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6°) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.
§ 1º - Para efeito do quarto critério (confronto direto entre dois clubes) considera-se o resultado dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 minutos”.
§ 2º - Permanecendo o empate no “jogo dos 180 minutos” dos confrontos diretos, conforme acima mencionado, o desempate dar-se-á pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário.
§ 3º - Os critérios definidos no caput do presente artigo também serão aplicados para a identificação dos cinco melhores primeiros e dos três melhores segundos clubes classificados após o encerramento da terceira fase, objetivando a composição prevista no Artigo 11, considerando-se as campanhas acumuladas nas três primeiras fases e somente entre os clubes participantes da terceira fase.

Fonte: Jornal do Tocantins

0 Comentários:

Postar um comentário